Aedes em Foco – Aplicativo
O Aedes em Foco une a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue e a Zika. O aplicativo permite que seus usuários criem grupos que funcionam como Brigadas de combate, unindo conhecidos e vizinhos. Cada um desses grupos fica responsável por monitorar focos do mosquito em uma área específica da cidade, como a escola onde estudam ou o condomínio onde moram.
Na metodologia consiste em criar Brigadas conectadas pelo aplicativo Aedes em Foco. Cada Brigada tem acesso a um checklist de possíveis criadouros do mosquito, como vasos de planta e caixas d’água, que precisam ser limpos a cada sete dias. Quando é hora de verificar os focos, o aplicativo envia um lembrete para todos os membros, que por sua vez podem se comunicar através de um mural de avisos para coordenar a limpeza.
Você ficará responsável por alguma área da cidade, como por exemplo o condomínio onde você mora. Basta responder algumas perguntas na hora do cadastro e pronto. O próprio aplicativo criará uma lista de locais que você deve checar pelo menos uma vez por semana..
É fácil de compartilhar sua Brigada com qualquer pessoa e pedir para participar de outras brigadas.
O que tem no aplicativo:
• Brigadas e listas de checagem.
• Notícias
• Dicas e atendimento para dúvidas
• Lista de hospitais, UPAs e unidades de atendimento médico
Além disso, o aplicativo está ligado diretamente aos órgãos públicos responsáveis pelo combate ao Aedes. A população pode denunciar focos em locais de difícil acesso e saber quando o agente de saúde da região irá realizar uma visita. As ações do usuário geram dados que ajudam essas organizações, formando uma parceria.
Por fim, a ferramenta oferece notícias, dicas, mapas com a concentração de casos de Dengue e Zika na cidade e uma lista de hospitais, UPAs e demais locais de atendimento médico.Projeto em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Para mais informações, acesse o portal: http://aedesemfoco.lme.ufc.br/